sexta-feira, janeiro 08, 2010

Modelo Conceitual do CSE

O modelo conceitual do Capital Social Estratégico mencionado na postagem anterior está dividido na forma como segue:

1. Planejamento Estratégico e Estratégias Organizacionais

Servem como base para a definição do objetivo e da função do capital social a ser analisado. O conhecimento da missão, visão de futuro e valores organizacionais possbilita a criação de uma base de sustentação para a análise do capital social de um objetivo ou função.

2. Objetivos/Funções

O planejamento estratégico e as estratégias organizacionais geram um conjunto de objetivos a serem alcançados e também as ações necessárias para a consecução destes objetivos. O modelo pressupõe a adoção de um ou mais destes alvos – objetivos ou funções – para que seja feita a análise do capital social que o permeia. Deve-se identificar um objetivo alvo para a análise do capital social como por exemplo o fluxo de informação para a tomada de decisão, a disponibilização de conteúdos de interesse dos clientes, etc.

3. Ciência da Informação e do Conhecimento (ou outra área do conhecimento)

O destaque para esta parte do modelo se dá em função da demonstração de que os objetos de estudo se voltam apenas para o recurso informação e conhecimento. O ciclo da informação está presente nesse contexto tanto para os ativos informacionais tangíveis quanto intangíveis. Outro aspecto importante está na interdisciplinariedade proporcionada pela Ciência da Informação ao permitir a contribuição de outras áreas do conhecimento, permitindo outros formaa de abordagem.

4. Capital Social

Inserido como uma área de conhecimento que contribui para a Ciência da Informação, o capital social permite a compreensão dos relacionamentos existentes em um ambiente que possibilite a manutenção e o desenvolvimento do conjunto de informações e conhecimentos para o alcance de um objetivo ou a execução de uma função. Neste caso, o capital social não está isolado dos outros tipos de capital – humano, econômico, intelectual, etc. – estabelecendo-se uma forma sinérgica de composição de meios para o alcance do objetivo ou função desejada.

5. Estruturas Sociais

As estruturas sociais inerentes ao capital social mostram a formação das redes de relacionamento entre os atores de um determinado ambiente. Estabelecem a visão macro da estrutura social, possibilitando o conhecimento das redes sociais, das posições estratégicas e dos níveis hierárquicos que compõem esta estrutura. As estruturas sociais, porém, ainda não estabelecem as redes sociais. As redes sociais serão determinadas pelas estruturas sociais, ativos coletivos e interações sociais.

6. Ativos Coletivos

Estão ligados a norma, confiança, cultura e outros fatores que são influenciadores, junto com as estruturas sociais, da composição do capital social em um dado ambiente. A partir desse aspecto, pode-se identificar os padrões de distribuição do capital social para que sejam conhecidos os níveis de acesso aos recursos existentes na rede.

7. Interações Sociais

Dizem respeito aos tipos de interações sociais que podem ocorrer em um ambiente. São interações utilizadas para a manutenção dos recursos existentes e à sustentação das condições atuais e de forma que não haja perda de recursos. Podem também ser interações onde os recursos existentes entre os atores são diferentes, sendo que estes devem promover relações com atores com esse perfil para estabelecer o desenvolvimento dos recursos. Está ligado ao aumento de recursos e à inovação. As interações sociais estão associadas às estruturas sociais e, conforme o tipo de estrutura, são facilitadoras ou não de cada tipo de interação. Da mesma forma, ocorre com os ativos coletivos. São as interações sociais que fecham a composição dos elementos das redes sociais junto com as estruturas sociais e os ativos coletivos.

8. Mobilização

A mobilização dos recursos embutidos no capital social se dará por meio das redes sociais e suas ações compreenderão interações voltadas para a manutenção de recursos e para a inovação. Assim, quando ocorre a identificação dessas ações, pode-es criar um plano de implementação que contemple as atividades destinadas a atender cada um desses tipos de ação.

9. Implementação

São os planos de implementação das ações de mobilização dos recursos para atingir o objetivo ou atender à função. Definem os métodos de avaliação e os resultados esperados.

10. Avaliação

Trata da busca de informações a respeito dos elementos do modelo em relação ao resultado e ao desempenho de cada um, bem como das ações propostas e implementadas.
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