quinta-feira, maio 20, 2010

Estratégias de Redes Sociais

Nesta última quarta-feira realizei palestra sobre Estratégias de Redes Sociais conforme comentei no post do dia 16 de abril. A avaliação que faço da palestra é a seguinte: a) ainda existe, em sua maioria, a idéia de que redes sociais são apenas ferramentas como orkut, linkedin, youtube, etc; b) com isso, percebi certa surpresa ao dizer que as redes podem estar em qualquer lugar independente da tecnologia, ou seja, nas associações, no ambiente de trabalho, na escola e na familia; c) muitos ainda não descobriram o potencial do uso da análise de redes sociais e esse é um assunto ainda muito pouco divulgado na academia e pouco explorado pelas empresas; d) percebi também que há estudantes interessados no tema e que já vêm trabalhando ou estudando o assunto, o que é muito bom; e) os métodos/metodologias para a compreensão das redes sociais também são desconhecidos pela maioria dos estudantes; f) ao comentar o termo "cauda longa" percebi a surpresa na platéia o que pode indicar o desconhecimento do potencial das redes sociais e da Web 2.0.
Conforme prometido estou diponibilizando os slides da palestra nesse link: Slides da Palestra sobre Estratégias de Redes Sociais
Share/Bookmark

2 comentários:

Eusebio Caslu (empreendedor de sucesso) disse...

Gostaria que você analizasse esta rede social que está sendo o maior sucesso aqui no Brasil em tão pouco tempo.
Acesse http://peoplestring-br.blogspot.com e me diga o que você acha e se realmente vale a pena você se tornar um dos milhares de membros felizes assim como eu!

Cristiano Bodart disse...

O capital Social, assim como as redes têm suas pervesidades, como argumento em meu artigo que estarei apresentando no Seminário Nacional de Ciência Política da UFRGS (22 a 24 de setembro de 2010).
É possível ler o resumo em meu blog.
http://cafecomsociologia.blogspot.com/