segunda-feira, abril 05, 2010

Por que utilizar a análise de redes sociais.

A análise de redes sociais tem sido utilizada em diversos contextos sociais, dentre os quais citamos as organizações, comunidades civis, escolas, bairros e outros. Cross e Parker (2004) tabularam algumas aplicações mais comuns das redes sociais as quais mostro abaixo:


a) suporte a alianças e parcerias – o estabelecimento de parcerias e alianças entre as organizações tem fortalecido ou tornado algumas empresas mais competitivas. As redes sociais ajudam a entender e avaliar essas alianças e parcerias.

b) avaliar a execução de estratégias – ocorre nas organizações centradas no conhecimento e em que a colaboração é intensiva entre as unidades funcionais. As redes sociais ajudam a avaliar se a colaboração entre estas unidades organizacionais está ocorrendo de forma a atender os objetivos estratégicos.

c) aprimorar a tomada de decisão da alta administração – a alta administração das organizações necessita informações provenientes dos outros níveis funcionais para a tomada de decisão adequada a seus objetivos. As redes sociais colaboram na identificação de como estas informações fluem entre esses níveis e dentro deles.

d) integrar redes entre processos-chave – as redes sociais permitem o diagnóstico do fluxo da informação e do conhecimento para as funções críticas dos principais processos da organização. Esta utilização se faz importante tendo em vista a fragmentação dos processos principais em unidades organizacionais, o que, muitas vezes, compromete a qualidade, a eficiência e a inovação.

e) promover inovação –esta é uma aplicação importante para se saber como as equipes estão integrando seus conhecimentos e habilidades e quão efetiva tem sido a disponibilização dessa expertise a outras equipes na organização.

f) desenvolver comunidades de prática – usualmente, as comunidades de prática não são formalmente reconhecidas, mas exercem um papel na distribuição de seus conhecimentos e habilidades. As redes sociais descobrem as pessoas-chaves dessas comunidades bem como avaliam sua conectividade. A partir dessa descoberta, os tomadores de decisão podem estimular a participação em comunidades que utilizam a infraestrutura tecnológica da organização;

g) garantir integração em processos de mudança – as redes sociais exercem papel importante nos processos de mudança na identificação das pessoas-chaves capazes de levar informações relevantes que garantam a mudança. Pode também ser utilizada na avaliação da efetividade pós-mudança.
Share/Bookmark

Nenhum comentário: