terça-feira, fevereiro 09, 2010

Forças de Porter e o "Efeito de Rede"

Voltando à entrevista realizada por José Salibi Neto, da HSM do Brasil, a Michael Porter e com a intenção de fomentar as discussões sobre capital social, redes sociais e estratégia, percebo que ainda há a percepção de que as redes sociais podem ser isoladas assim como as dimensões do modelo de Porter (Para quem quiser ter uma idéia do artigo acesse gravatasolta.com.br e veja o post "Modelo Estratégico Nespresso"). Michael Porter relatou em sua entrevista a necessidade de revisão de seu modelo incluindo uma nova dimensão que considerasse o chamado "efeito da rede". Acredito na existência do "efeito de rede" porém esse efeito deve permear todas as outras dimensões fortalecendo as redes interna e externamente e não ser vista como mais uma dimensão. Isso reforça a idéia de que as redes estão não só no lado da demanda, conforme comenta Porter na entrevista, mas também do lado da oferta. As redes sociais não podem desconsiderar os atores que são influenciados e aqueles que influenciam o ambiente. A meu ver, se considerarmos apenas a demanda no "efeito de rede" criaremos uma lacuna de um conhecimento importante e que faz parte do processo de construção de novas idéias, o conhecimento inerente às relações existentes com os fornecedores, concorrentes e os próprios clientes.
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